quinta-feira, 31 de março de 2011
Bulldogue
O buldogue (do inglês Bulldog, onde bull é "touro" e dog é "cão") era originalmente um cão de rinha usado em brigas com touros. É uma raça de cão de fila (molossóide) originário da Grã-Bretanha. Há vários tipos de buldogues: buldogue inglês, o buldogue francês ou bouledogue, espanhol (este o mais robusto de todos, chegando a pesar até 50 kg), o bulldog americano e o bulldog campeiro (estes dois últimos não reconhecidos oficialmente, sendo o último uma raça brasileira).
Aparência
Corpo musculoso, cabeça grande, arredondada, focinho curto e achatado, pescoço arqueado e com barbela, maxilars proeminentes, boca larga, beiços pendentes, orelhas pequenas e pêlo curto de cor fulva e branca ou branca e mosqueada.
Temperamento
É um animal bem calmo sem nenhum traço de agressividade, não gosta muito de se exercitar, sua "área de criação" pode ser pequena e ele também é muito sociável com crianças menores de 6 anos de idade, apesar desse seu olhar meio de "estou com raiva, não me toque!", na verdade ele gosta muito do colo do dono e é muito dócil.
Potenciais problemas de saúde
Um bulldog inglêsPor ser uma raça de focinho curto, não deve ser forçado a fazer muito exercício nas horas de mais calor, devido a uma forte ocorrência de problemas respiratórios. Ainda, não tolera muito bem o calor, fato pelo qual procura pisos frios para descansar, como azulejos e cimento. Deve sempre ter água em abundância, além de sombras. As pregas e rugas do focinho devem receber atenção especial, já que acumulam secreção e umidade, podendo ocasionar em dermatites e surgimento de fungos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário