domingo, 23 de janeiro de 2011

Skye terrier







História

Skye Terrier é considerado o terrier escocês mais antigo que existe ainda. Seu nome veio da Ilha de Skye, onde a raça é conhecida a mais de 400 anos. Crê que a raça foi desenvolvida pelos fazendeiros locais, para caçar raposas, texugos e lontras. Há versões que dizem que a raça foi surgiu a partir do cruzamento entre malteses, do navio espanhol naufragou em 1600, e terriers escoceses. No século XIX, a raça tinha orelhas dobradas, menos pelo, cabeça pequena e pesava 6 kg. No mesmo século, a raça conquistou popularidade junto à aristocracia inglesa, em meados de 1840, quando a rainha Vitória fez questão de conhecer os Skyes e sua dona Mrs. Pratt, que a levou oferecer um dos exemplares da raça. Em 1858, na cidade de Edimburgo, a raça torna-se famosa devido a história de Greyfriars Bobby. A raça ganhou espaço como cão de companhia, graças a sua fidelidade, e adaptou aos espaços urbanos. No Brasil, a raça é ainda rara, mas há criadores investindo na sua divulgação.

Aparência

Um modelo típico deve ficar cerca de dez centímetros na cernelha e deve ser o dobro da sua altura, em comprimento. A pelagem é uma profuda, longa, pelagem dupla (sobretudo a textura áspera abrange um subpelo lanoso). A cabeça, erguida sobre o dorso e pescoço, é longa e forte. É moderadamente largas na parte de trás do crânio, afilando-se gradualmente até o focinho, que é um pouco cheio e não pontudo. As mandíbulas são fortes, com dentes incisivos ou mesmo fechar os dentes superiores se sobrepõem ligeiramente inferior. Os olhos escuros são estreitamente definida, de tamanho médio. Os olhos são veladas pelo macio cabelo da cabeça.

As duas variedades da raça, a orelha caída e a orelha em pé, só diferem na orelha. Ambos os tipos de orelhas são bem franjada. Orelhas eretas são de tamanho médio, idênticas, altas no crânio. As orelhas caídas são um pouco maiores, sem dobrar para trás.

As pernas dos dianteiros são fortes, musculosos e tão simples quanto a solidez e profundidade do peito permitir. Os antebraços curvam ao redor do tórax, com os cotovelos para os lados, nem soltas nem presas. As escápulas são bem inclinadas para trás e estão bem colocados na cernelha. Skyes têm pés de lebre apontando para a frente, com almofadas grossas e fortes unhas pretas. Seus quartos traseiros são fortes, completa e bem desenvolvida. As pernas são curtas, musculoso, moderadamente angulados e retos quando vistos de trás. A cauda, jogado para trás em um arco moderado, sem torcer ou enrolar, não deve ser elevada acima da linha superior, exceto temporariamente, quando o cão está animado. A raça tem cores preto a platina, com todos os tons de cinza no meio, bem como creme e castanho. Todos com pelos escuros sobre o focinho, orelhas e cauda, de preferência preta.


Temperamento

O Skye Terrier tem resistência, força e coragem. Ele é destemido, bem humorado, leal e sensível. A Skye é amigável e feliz com as pessoas que ele conhece, mas ele é reservado e cauteloso com estranhos. O Skye não é uma raça para todos; seu temperamento característica deve ser entendida. Ele é sensível, mas não submissa e tem uma mente própria. A confiança, respeito e amor de um Skye deve ser merecida. Ele vai agradar apenas aqueles para os quais ele tem grande respeito, e ele será seletivo quanto a quem vai dar o seu profundo afeto. A lealdade e a devoção de um Skye, no entanto, é insuperável por qualquer outras raças. Ele é um companheiro maravilhoso e protetor alerta do lar.

Saúde

Sendo um cão de raça anã com as pernas muito curtas, o Skye Terrier tem problemas de saúde particular. A mais evitável é muitas vezes chamado "subluxação da patela", e é devido ao fechamento prematuro da placa de crescimento distal do rádio. Se um Skye é exercido, muitas vezes, muito jovem, especialmente antes de oito meses, eles podem danificar o seu crescimento ósseo, levando a uma perna mole doloroso e possivelmente mal inclinada. Pulando para cima e para baixo a partir de objetos, subir em objetos, correndo, mesmo a longas caminhadas, são todas as coisas a serem evitadas durante as primeiras 8 a 10 meses para evitar problemas mais tarde e permitir o fechamento correto da placa de crescimento. Doença degenerativa do disco é também um problema comum em cães de pernas curtas, e como muitos como 10% dos Skyes vai sofrer com isso. O câncer de mama é a principal causa de mortes Skye Terrier, com Hemangiosarcomas (um tumor maligno dos vasos sanguíneos), doença autoimune, e hipertireoidismo, outras preocupações da raça. Em geral, a raça ainda é considerado muito saudável, e a expectativa de vida média é de 12-15 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog mania de dog - temas blogspot