quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Doenças mais comuns em cães




Parvovirose (paravirose)

Parvovirose é transmitida principalmente pelas fezes de animais doentes que contaminam o ambiente e, conseqüentemente outros animais. Durante um passeio, dentro de casa, ou através da sola dos sapatos. É um grave problema em filhotes. Sintomas: vômitos, diarréia, depressão, desidratação e outros distúrbios que podem levar o animal à morte.

Parainfluenza

A Parainfluenza se assemelha muito à gripe humana, sendo transmitida por via aérea pelo vírus que dá nome à doença. Sintomas: corrimento nasal, tosse e espirros.

Cinomose

A Cinomose é uma doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como uma gripe nos humanos. Também é uma grave doença dos cães. Sintomas: secreções nasais, conjuntivites, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.

Adenovirose

A Hepatite Infecciosa é uma doença causada pelo Adenovirus Tipo1, transmitida também por via aérea. Sintomas: febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento no consumo de líquidos e lesão ocular.

Laringotraqueíte

A Laringotraqueíte é uma doença causada pelo Adenovírus Tipo 2, transmitida por via aérea.Sintomas: sinais respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais, entre outros.

Leptospirose

A Leptospirose é uma doença transmitida com a penetração da bactéria pela mucosa e até pela pele, através da água contaminada com urina de ratos, animais silvestres, ou outros animais.
Sintomas: febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

Coronavirose

A Coronavirose é uma enfermidade viral que muitas vezes está associada à Parvovirose, e é transmitida da mesma forma. Sintomas: diarréia com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e/ou sangue.

Leishmaniose Visceral Canina

A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) pertence ao complexo das Leishmanioses, que se caracterizam por um conjunto de síndromes complexas e multifacetadas, causadas por diversas espécies do gênero Leishmânia, transmitidas por insetos vetores que afetam tanto seres humanos como animais domésticos e silvestres, e estão distribuídas por todos os continentes, com exceção da Oceania e da Antártida. O cão é o principal reservatório da Leishmaniose visceral no Velho e no Novo Mundo. De forma geral, a enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e, a infecção em cães tem sido mais prevalente que no homem em todo o país.
A transmissão das Leishmânias ocorre principalmente a partir da picada do inseto vetor contaminado. A L. infantum pode ser transmitida, ainda, por meio de transfusão sangüínea e acidentes de laboratório. A transmissão congênita, ou pelo coito, não foi descrita em cães, embora alguns pesquisadores considerem essa possibilidade.

Tosse dos canis

Um dos principais sintomas da “gripe canina” é a presença de uma tosse, geralmente seca, forte e persistente que pode ser agravada após algum esforço físico causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito. O sintoma pode persistir por alguns dias e, em certos casos, por até duas ou três semanas. Os animais podem apresentar febre, apatia, falta de apetite e dificuldade respiratória, caso o quadro se agrave. Para prevenir a “gripe canina”, são imprescindíveis também bons programas de manejo, como limpeza adequada do ambiente. Evitar a exposição do animal às mudanças bruscas de temperatura e aos ambientes úmidos também ajuda a mantê-lo saudável.


Giardiose

Giárdia é um protozoário (parasita) que causa uma doença infecciosa (denominada “giardíase”) que afeta o estômago e os intestinos de varias espécies animais, inclusive o homem. É portanto uma zoonose doença que passa dos animais para os seres humanos.Os sintomas mais comuns são diarréia, fezes moles e com cheiro forte. Para causar infecção, os parasitas precisam ser ingeridos. Pode se pegar uma infecção por giárdia quando se ingere alimento ou água contaminada com o germe. Os parasitas multiplicam-se no intestino delgado e são expelidos na defecação.


Atenção: deixe seu comentário, o simples fato de sua participação é muito importante para nós.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog mania de dog - temas blogspot