quarta-feira, 14 de julho de 2010

O cão certo pra você


Dependendo do que espera de seu novo cão, você precisa pesquisar para que a raça foi criada. Um cão de ataque terá mais energia do que um cão de companhia.

Dentro de qualquer raça há indivíduos que representam as qualidades que a raça enfatiza. Pesquise junto a um grupo de resgate, onde os cães de raça são cuidadosamente avaliados, para saber sua função e nível de energia. Por outro lado, um mestiço pode ser a melhor escolha para você.

O melhor cão para uma pessoa pode ser um pesadelo para outra. Ao procurar um novo cão, é importante evitar criadores mais interessados em ganhar dinheiro do que em produzir filhotes de qualidade para lares selecionados. Criar cães para ganhar dinheiro é uma controvérsia, pois existem mais cães do que lares disponíveis. Além disso, criação responsável envolve muitos gastos.
O relacionamento entre seres humanos e cães é longo e complicado. Existem mais de 350 raças reconhecidas e um número infinito de mestiços e cães que não têm raça alguma. Há cães que encontram pessoas desaparecidas, cães que detectam bombas e drogas, guiam cegos, pastoreiam e guardam animais, confortam os doentes; há até mesmo cães que detectam certos tipos de câncer. De maneira geral, há cães que simplesmente dividem e enriquecem nossas vidas. Saber mais sobre os cães nos permite escolher a raça certa ou entender e apreciar o cão que já temos.

O primeiro aspecto a ser avaliado é o tipo de ambiente que este cão terá:

Se ele poderá entrar em casa, ou não;
Se ele terá companhia o dia todo, ou precisará ficar sozinho durante muito tempo;
Qual o espaço que este cão terá para brincar, dormir, fazer xixi e cocô;

Outro aspecto muito importante é que tipo de temperamento queremos deste cão:

Se o que queremos um cão esportista ou um mais bonachão;
Um cão independente, ou mais dependente;
Um cão de guarda, ou só de companhia;
Um cão que conviva bem com crianças, ou não;
Se você quer um cão para exposições e outras provas, ou um cão de estimação sem maiores pretensões.
As Características Físicas desejadas também devem ser avaliadas:
Qual o tamanho ideal? Mini (ou toy); pequeno; médio; grande; enorme;
Que tipo de pêlo? Curto; comprido; macio; áspero, etc;
Um cão mais esguio, ou um mais fofinho

Depois de ter todos estes elementos em mão, está na hora de pesquisar sobre as diversas raças caninas que existem. Leia com atenção as matérias sobre cada raça; converse com veterinários e adestradores; não se esqueça dos criadores e dos proprietários. Cada um deles irá te dar uma visão diferente, mas que no geral poderão te dar uma boa base sobre cada raça.

Evite cair em certos mitos, muito difundidos, mas muitas vezes enganosos:

“Quero um cão pequeno para ter menos trabalho”.
Cães pequenos não dão um trabalho pequeno. Não é o tamanho do cão que irá fazer rença. Cães dão trabalho sejam eles grandes ou pequenos. Todos precisam ser cuidados, alimentados, educados, medicados, etc. E se você procura um cão que não dê trabalho, ele só existe na versão pelúcia.

“Cães de pêlo curto dão menos trabalho, pois você não precisa tosar”.
É verdade, e como você não tosa, o pêlo simplesmente cai. Ou seja, cães de pêlo curto darão mais trabalho pra você na hora da limpeza, pois estes pêlos, por serem muito finos, são levados com o vento e espalham-se na casa toda, especialmente em tapetes e sofás.

“Vou ter este cão porquê o meu filho PROMETEU que tomará conta dele, dará comida, limpará o xixi e o cocô dele, irá levá-lo ao veterinário, etc”.
Crianças não são capazes de cuidar nem mesmo delas mesmas, imagine cuidar das necessidades de um cão. É lógico, que dar a elas alguma função no trato do cão pode ser tremendamente educativo, mas desde que você esteja no comando, orientando, e não cobrando. Se você não se dispõe a ter trabalho com um cão, simplesmente diga ao seu filho que não quer cães sua casa. Não se iluda: quem toma conta do cão é a dona da casa.

Quando adquirimos um cão estamos iniciando um relacionamento que durará muitos anos. Algumas raças vivem de 8 a 10 anos, mas a grande maioria das raças vive bem mais que isso. Portanto, esta escolha deve ser feita com muito cuidado, e nunca no impulso. Muitas vezes temos o sonho de ter um cão de determinada raça, mas se esta raça não está de acordo com nosso estilo de vida, ou com a nossa disponibilidade, este sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Lembre-se: aquele cãozinho lindo que aparece na TV ou no cinema não nasceu assim (limpinho; educado;e penteado) Ele foi exaustivamente treinado! Tenha certeza disso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog mania de dog - temas blogspot