Como lidar com um cão hiper-ativo?
O cão hiper-ativo requer cuidados especiais, pois, caso não consigam extravasar sua energia, irão buscar alternativas que podem ser inadequadas ou trazer prejuízos a sua saúde, como compulsões, por exemplo. É interessante saber mais sobre a raça deste cão para poder entender suas aptidões e promover atividades a partir disso, como por exemplo, cães de caça adoram perseguir bolinhas. De maneira geral, o cão hiper-ativo deve se exercitar rotineiramente. Seu ambiente pode ser enriquecido para que, mesmo sozinho, ele tenha atividades para gastar sua energia. Exemplo: esconder petiscos pela casa poder desenvolver o instinto de exploração que os cães têm e deixa-los ocupados por um grande período. Outras atividades como adestramento e agility são recomendados.
Como ensinar um cachorro já adulto a fazer xixi no lugar certo?
Da mesma maneira que o filhote, ou seja, recompensando quando faz suas necessidades no lugar certo. Se não temos condições de ficar observando o cão por um grande período, podemos deixá-lo em um ambiente neutro (que não terá problema se ele fizer suas necessidades fora do local planejado).
Um cachorro deve receber a ração de acordo com suas características? (ex.raça pequena, filhote, adulto, idoso, e etc)
Sim, determinadas raças possuem particularidades então deve-se buscar a ajuda de um veterinário de confiança para entender qual o melhor tipo de ração para determinado cão.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário